LIVROA DIGITAIS

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sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Concepções fundamentais de Filosofia da Educação segundo Dermeval Saviani


1. Concepção Humanista Tradicional.
A concepção humanista tradicional está marcada pela visão essencialista de homem. O homem é entendido como constituído por uma essência imutável, cabendo à educação conformar-se à essência humana. A concepção humanista tradicional se distingue em duas vertentes. Temos a vertente religiosa, que tem suas raízes na Idade Média e cuja manifestação mais característica tem como base as correntes do tomismo e do neotomismo. A outra é a vertente leiga, que é centrada na ideia de “natureza humana”. Essa vertente que inspirou a construção dos “sistemas públicos de ensino” com as características de laicidade, obrigatoriedade e gratuidade.

2. Concepção Humanista Moderna

A concepção humanista moderna abrange corretes como o Pragmatismo, Vitalismo, Historicismo, Existencialismo e Fenomenologia. Se difere da concepção tradicional, com uma visão de homem centrada na existência, na vida e na atividade. Na visão tradicional dá-se um privilégio do adulto, considerado o homem acabado, completo, em oposição à criança, ser imaturo, incompleto. Na visão moderna, sendo o homem considerado completo desde o nascimento e inacabado até morrer. Admite-se a existência de formas descontínuas da educação, em dois sentidos. No primeiro sentido considera-se que a educação segue o ritmo vital que é variado, determinado pelas diferenças existenciais ao nível dos indivíduos. No segundo sentido, na medida em que os momentos verdadeiramente educativos são considerados raros, passageiros, instantâneos. São momentos de plenitude, porem fugazes e gratuitos.


3. Concepção Analítica

Essa concepção de Filosofia da Educação não pressupõe explicitamente uma visão de homem nem um “sistema filosófico” geral. Ela diz que a tarefa da Filosofia da Educação é efetuar a análise da lógica da linguagem educacional. O método que mais se presta à tarefa proposta é o da chamada análise informal ou lógica informal. Não se pode esquecer que se trata do contexto linguístico e não do contexto sócio-econômico-político.


4. Concepção Dialética

A concepção dialética também se recusa a colocar no ponto de partida determinada visão de homem. Ela se interessa pelo homem concreto, que seria o homem como “síntese de múltiplas determinações”. Entende-se que os problemas educacionais não podem ser compreendidos senão por referência ao contexto histórico em que estão inseridos. A concepção dialética defende que o movimento segue leis 



Quem é Dermeval Saviani

Dermeval Saviani é um grande educador e idealizador da Pedagogia. Nascido no interior de São Paulo, ele defende que a escola deve possibilitar o acesso aos conhecimentos.
Ele é considerado um dos maiores educadores do Brasil e recebeu o título de professor Emérito na Unicamp. Atualmente, Saviani é aposentado, mas as vezes atua em algumas atividades na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Dermeval Saviani é um fomentador da teoria crítico-social dos conteúdos. Essa teoria tem foco na relação entre a transmissão de conhecimentos significativos que contribuam com a inclusão social do aluno.

Escola e Democracia

Uma das obras mais comentadas de Saviani é a “Educação e Democracia”. Nesse livro o autor questiona e busca esclarecer a relação entre a sociedade e a educação. Isso acontece uma vez que ele apresenta diferenças entre os conceitos da pedagogia tradicional, pedagogia nova e a pedagogia tecnicista.
Nessa mesma obra, Dermeval Saviani tenta contextualizar os leitores sobre a marginalização da criança pela educação acontece por falta de acesso a ela. Sendo assim, ele reforça e explana a escola como um lugar que deve servir aos interesses populares.

A sua metodologia

Saviani é autor de muitos livros e é fundador da pedagogia dialética chamada “Pedagogia Histórico-Crítica”. Essa dialética tem como objetivo a transmissão do conhecimento significativo para que ele contribua de alguma forma com a inclusão social.
Como falado anteriormente, Dermeval Saviani considera a escola como um lugar que deve servir aos interesses populares. Sendo assim, ele desde muito tempo defende a escola pública e se dedica a esclarecer valores necessários à libertação dos oprimidos.
Esse é um traço muito presente e forte em suas obras e falas. O educador reforça sempre que as condições sociais, econômicas e culturais que ele passou na infância o levaram a ter uma percepção crítica sobre a situação da educação no país.

Fonte:
https://pedagogiaparaconcursos.com.br
https://manualdoprofessor.com.br

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